Sustentabilidade

Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável

Em setembro de 2000, na véspera da virada do milênio, os 191 países-membros da ONU declararam os Objetivos do Milênio, com oito metas para o desenvolvimento. Reduzir a fome no mundo foi eleita como a primeira das metas. Alinhado a tais esforços, a Andef criou, em 2009, o Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável, evento celebrado anualmente no Brasil e que reúne empresas do setor, indústrias de alimentos, entidades não-governamentais, instituições de pesquisa e governos com o objetivo de debater o papel da agricultura e da Ciência para o desenvolvimento sustentável da produção de alimentos no País.

Desde a primeira edição, o Fórum conta com a parceria da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e assume o papel de celebração oficial da Semana Mundial da Alimentação, no Brasil, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro. Nas edições seguintes, o evento passou a contar também com a parceria da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
 
Desafio 2050
Como resultado no avanço dos debates de suas primeiras edições, o Fórum Inovação lançou, em 2013, o programa Desafio 2050 - Unidos para Alimentar o Planeta. A iniciativa convoca diversos segmentos da sociedade a pensarem em soluções e ações para a segurança alimentar e o futuro sustentável. Em seu lançamento, o projeto teve como destaque ascontribuições de parceiros importantes, como Google, Movimento Todos Pela Educação, The Nature Conservancy e Rede Globo.
 
Também a partir de 2013, o Fórum Inovação, Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável passou a homenagear, anualmente, dez heróis da Revolução Verde brasileira. Cientistas e pesquisadores, homens e mulheres, que são exemplo para as futuras gerações, por terem semeado um Brasil capaz de alimentar a si mesmo e grande parte do planeta, com Ciência e inovação.
 
Mais informações no site: www.desafio2050.org.