Confira publicação sobre Defesa Vegetal

Projeto desenvolvido pela Andef cumpre missão de transferir o conhecimento científico aos produtores rurais.


A missão da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF) é clara: proteger a agricultura brasileira e ajudar a construir um planeta sustentável. E para garantir o sucesso desta missão, a associação investe fortemente em ciência e tecnologia, buscando constantemente o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e levando informação para aqueles que dela necessitam. Pensando nisto, a Andef o primeiro livro de divulgação científica em Defesa Vegetal do País: “Defesa Vegetal: Pesquisar para conhecer. Conhecer para manejar”.

A ideia de transformar o material em livro passou por um processo de reformulação desde o período da Copa do Mundo, em 2014. Na ocasião, foi produzido um cartaz com as principais pragas quarentenárias ausentes no País, que poderiam entrar no território nacional em virtude da realização de grandes eventos. O cartaz continha um QR code que mostrava o histórico da praga, o que despertou o interesse de representantes de entidades estrangeiras e garantiu o sucesso do material desenvolvido.

A partir daí surgiu a estratégia de criar um sistema similar, porém para as pragas já existentes no Brasil.

Com o projeto estruturado, foi possível produzir o material e colocá-lo à disposição do público interessado de forma gratuita.

O livro integra o projeto “DefesaVegetal.Net”, desenvolvido pela ANDEF. Técnicos agrícolas, agrônomos, pesquisadores, produtores, professores, alunos e demais interessados terão um novo material de consulta.

No livro estão presentes mais de cinquenta textos sobre temáticas diversificadas contempladas pela área de Defesa Vegetal. Assim, é possível encontrar, por exemplo, dados de ocorrências de pragas, levantamento inédito de espécies, pragas quarentenárias, fatores que interferem no desenvolvimento e estabelecimento de espécie, detecção, monitoramento, novas tecnologias para manejo de pragas agrícolas, entre outros.

Através deste e de outros projetos da empresa, a Andef investe em conhecimento, pois acredita que este seja o caminho mais inteligente para a produção agrícola sustentável no Brasil.