Pesquisa e desenvolvimento

A gênese da Inovação. 


* Mário Von Zuben E engenheiro agronomo Pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (Esalq / USP), pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios Pela Universidade de Calgary, no Canadá, e Diretor Executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef).

O agronegócio nacional desenvolveu numerosas Tecnologias capazes de adaptar e aprimorar Culturas em rincões do País Antes relegados à Própria sorte. Como lembrou José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em RECENTE Artigo, um ESTÁ Inovação Tecnológica na Dinamarca Extraordinária base de desempenho NAS Agropecuária Brasileira Últimas Décadas.

AINDA that dispersa regionalmente e POUCO articulada uma hum Planejamento Estratégico centro de Governo, um remonta Pesquisa Agrícola ao início do Século Passado. O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) - Que completou, em junho Ultimo, 129 ano de existencia - ESSENCIAIS foi na Produção Cafeeira no país e no Desenvolvimento de Mais mil cultivares de Grãos, frutas e hortaliças Já lançadas. Há, AINDA, Que se destacar, Por Exemplo, Instituições de Ensino Superior do porte da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq / USP), Criada em 1901; da Universidade Federal de Lavras (UFLA), de 1908; e da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fundada em 1927, Entre Outros Centros de Excelência do Conhecimento Agropecuário no país. E ESSE Desenvolvimento, de forma Geral, traduz-se na figura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Idealizado em 1991, o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) Reúne a Embrapa e SUAS unidades de Pesquisa e de Serviços, 21 Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), Universidades Federais e Estaduais e institutos Públicos e Privados. A Maior Fração Desses Órgãos ESTÁ Instalada no Sudeste, nenhuma Sul e no Centro-Oeste. Em Torno de 1.800 Pesquisadores Dão vida a Mais de 2 mil Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, distribuidos EM MAIS de 230 Laboratórios e 215 Estações Experimentais cabelo País.

A Iniciativa Privada also contribui consideravelmente para o Desenvolvimento do Agronegócio. Dados Recentes fazer Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) apontaram that 46% dos R $ 64 bilhões investidos anualmente no Brasil em Pesquisa e Desenvolvimento (P & D) vem de Empresas Privadas. Sem Caso Específico do Agronegócio, no ranking divulgado Pela Publicação Británica Financial Times baseado em Quanto representação das vendas de Setores Quatorze O Investimento em P & D Mostra that como empresas de agropecuária estao em Segundo lugar em Investimentos (12% Sobre o Faturamento), perdendo APENAS Pará como Indústrias Farmacêuticas.

Outro Estudo, divulgado Pela consultoria Phillips McDougall e Realizado com Empresas dos Estados Unidos e da Europa, demonstra Que OS Custódio parágrafo A Descoberta de Uma nova molécula parágrafo hum agroquímico - Produto Utilizado sem Combate de Pragas NAS lavouras - no Período de 2010-2014 chegaram US $ 286 Milhões. Valores OS incluem como despesas Necessárias Para o ciclo Pesquisa-desenvolvimento- registro de Uma nova molécula parágrafo Proteção da lavoura, that PODE Levar Até onze anos Para Chegar ao Mercado. O Relatório constatou Que a Indústria de Agroquímicos aplicou US $ 2,6 bilhões em Inovações em 2014.